O que é a microbiota?


A microbiota compreende um conjunto heterogéneo de microrganismos (tais como bactérias, vírus e fungos) que colonizam o trato gastrointestinal e outras regiões do nosso organismo.


A microbiota compreende um conjunto heterogéneo de microrganismos (tais como bactérias, vírus e fungos) que colonizam o trato gastrointestinal e outras regiões do nosso organismo. A título de exemplo, a microbiota do ser humano corresponde a cerca de 2 Kg do nosso peso corporal, a mais de 50% das nossas células e a 99% do nosso código genético. Como se pode negligenciar que a maioria do nosso património genético e celular não seja puramente humano? Esta é a flora que con(vive) no nosso corpo.

O processo de colonização parece iniciar-se ainda na vida intrauterina, sendo depois complementado e modulado em diferentes fases e por diversos fatores externos como sejam a passagem pelo canal de parto, o aleitamento materno, a dieta, a influência de agentes patogénicos e alergénios, antibióticos, outros medicamentos, contato regular com animais domésticos, etc.

Recentemente, a disbiose da microbiota, ou seja, o desequilíbrio da flora, tem vindo a ser relacionada com inúmeras patologias intestinais e extraintestinais, a saber: doença de Crohn, colite ulcerosa, doença celíaca, cancro, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, síndroma depressivo, perturbação da ansiedade, esclerose múltipla, hipertensão arterial, aterosclerose, diabetes mellitus, obesidade, lúpus eritematoso sistémico, artrite reumatoide, fibromialgia, asma, eczema atópico, doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outras.

Procura no site