A Equipa / J. Frederico Nobre


A Equipa / J. Frederico Nobre


J. Frederico Nobre frequenta o 3º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa.

Estagiou, em 2018, na TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, S.A., no qual desenvolveu competências na criação e tratamento de bases de dados em Excel, para além de participar em alguns projetos ativos, numa duração total de 168 horas.

No ano seguinte estagiou na Sevenair Maintenance, no âmbito do Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia Mecânica, desenvolvendo um sentido de autonomia e proficiência no programa C.A.L.M, um software desenvolvido para a manutenção aeronáutica e aprofundando o seu conhecimento na área da manutenção de aeronaves ligeiras.

Participou em vários estágios de verão para jovens do 10º ao 12º ano, tanto na NOVA como no IST, nas áreas de Robótica, Desenho Mecânico e Microeletrónica. Também fez parte de ações de voluntariado no Banco Alimentar e na Expo FCT.
Desenvolveu um trabalho de investigação sobre “Nanopartículas Atmosféricas” com um professor do departamento de Física da FCT NOVA.

Foi selecionado a nível nacional para participar na “Summer Innovation Week”, promovida pela Critical Software, em Coimbra, com mais 29 alunos de várias faculdades do país e de várias áreas de Engenharia.

Entrou para a direção do Núcleo de Engenharia Mecânica (NEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologias no ano de 2019, para o qual já organizou vários eventos importantes para o curso e para a faculdade, entre eles: organizar as Jornadas Tecnológicas de Engenharia Mecânica e apresentá-las, organizar visitas de estudo ao complexo fabril de Palmela, mais especificamente à fábrica da Autoeuropa, e aos hangares de manutenção da TAP Air Portugal, entre outros.

Desenvolveu um bom sentido de responsabilidade e organização devido à logística inerente a estes eventos, assim como a capacidade de trabalhar em grupo. Também desenvolveu um bom domínio de ferramentas de modelação tridimensional (SolidWorks, AutoCAD), assim como de ferramentas de simulação (ANSYS) e de linguagens de programação (MatLab, Java).

Abraçou este projeto a convite do CSO/Founder, J. Guilherme Nobre, com o cargo de Project Manager da Gut Feeling Analytica Portugal.

Procura no site